IPVA 2014 RS: Tabela e Valores

Com o início do novo ano é preciso realizar um planejamento de todos os impostos que precisamos pagar, sendo que para os cidadãos do Estado do Rio Grande do Sul o IPVA 2014 RS é um deles. A sigla IPVA vem de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, na qual é cobrado todos os anos. Caso não seja pago em dia, o proprietário corre o risco de ter o veículo apreendido em caso de fiscalização, pois sem estar em dia com o IPVA 2014 o veículo não possui a liberação para estar circulando.

O valor do IPVA 2014 RS é elaborado de acordo com as características de cada veículo, bem como seu valor venal. Você que é proprietário de qualquer tipo de veículo automotor precisa estar regularizando e fazendo o pagamento do IPVA. Diante disso, mostraremos através dos parágrafos a seguir como proceder para fazer a consulta do valor e da tabela do IPVA do Estado do Rio Grande do Sul diretamente da internet.

IPVA 2014 RS

Tabelas e Valor do IPVA 2014 RS

Os proprietários que desejarem fazer a consulta do valor, da tabela ou até mesmo imprimir a guia de pagamento do IPVA 2014 RS basta estrar no site da Secretaria Estadual da Fazenda ou no próprio DETRAN do Rio Grande do Sul (www.sefaz.rs.gov.br). Será necessário ter em mãos dados como a placa e RENAVAM do veículo, conforme imagem abaixo.

IPVA RS 2014

IPVA 2014 Rio Grande do Sul (Imagem: Reprodução/DETRAN RS)

Entrando no link apontado acima você poderá escolher por qual consulta deseja realizar.

A tabela do IPVA 2014 do Rio Grande do Sul é estabelecida levando em consideração o final da placa do veículo. Tal tabela também pode ser conferida acessando o site acima, depois que já tenha feito o acesso basta clicar sobre a opção “Calendário do IPVA 2014”.

Os proprietários de veículos automotores terrestres fabricados há mais de 20 (vinte) anos estão isentos do pagamento do IPVA RS 2014.

Já o valor do IPVA RS é estabelecido de acordo com valor base de cada veículo, sob as seguintes alíquotas:

1% Automóveis e Camionetas para locação.
1% Ônibus, Micro-Ônibus, Caminhão e Caminhão Tratos
2% Motocicleta, Triciclo, Quadriciclo e Motoneta.
3% Automóveis, Camionetas e Motor-Casa.

Os proprietários que optarem por pagar o IPVA 2014 RS em parcela única e dentro do prazo estabelecido terá direito a desconto de 3%. Já em caso de atrasos, será cobrado multa e juros sobre o valor, o qual fica estabelecido em 0,33% ao dia em atraso, limitado a 20% como multa máxima sobre o valor do imposto.

Caso ainda tenha dúvidas em relação ao IPVA do Estado do Rio Grande do Sul recomendamos que entre em contato com as seguintes Centrais de Atendimento:

  • Disque IPVA (Fazenda) – (51) 3323 7900
  • DETRAN – 0800 5103311
  • DPVAT – 0800 0221204
IPVA 2014 RS: Tabela e Valores 5.00/5 (100.00%) 1 vote